Terrorista morre prematuramente devido a mensagem de Ano Novo, que provoca explosão inesperada.

02-02-2011 12:23

Uma bombista suicida, que planeava um ataque na véspera de Ano Novo, em Moscovo, foi morta no seu apartamento quando o engenho explodiu prematuramente, devido a uma spam sms inesperada.

De acordo com as autoridades russas, a sms - um detonador remoto em bombas baseadas em telemóveis - desejava um bom ano novo, provocando acidentalmente a explosão. Para as autoridades, este acidente pode ter salvo centenas de vidas, já que a mulher planeava utilizar a bomba num atentado suicida, nessa mesma noite.

Pensa-se que a mulher fazia parte do mesmo grupo responsável pelos atentados no aeroporto de Moscovo, responsáveis pela morte de pelo menos 35 pessoas, além de mais de 100 feridos. As autoridades não fizeram declarações a respeito de quem está por detrás dos atentados terroristas, mas fontes anónimas crêem tratar-se de rebeldes islâmicos do Cáucaso, que estão em conflito com o estado há mais de uma década.

Os telemóveis tornaram-se num detonador remoto para vários grupos terroristas em todo o mundo, permitindo accionar as explosões à distância através de uma chamada, ou por sms, para o telemóvel utilizado na bomba.


 

in Mobiledia