Telemóveis: Bons ou Maus para a Saúde?
Nos dias de hoje, o telemóvel não é nenhum luxo nem moda, e todos (ou quase todos) temos um. Estamos constantemente expostos a estas radiações, diariamente, por isso devemos perceber se estas radiações realmente afectam a nossa saúde ou não.
Sobre este tema há duas opiniões muito distintas, e alguns investigadores defendem que as radiações realmente afectam a saúde humana, mas outros afirmam que as radiações podem até prevenir certas doenças, em vez de as provocar.
Então, alguns investigadores concluíram que as radiações podem causar distúrbios na memória e aumentar a probabilidade de contrair tumores cerebrais e Alzheimer. E, curiosamente, estes investigadores defendem também que quanto menor é a rede maior é a radiação, portanto, os cuidados devem ser maiores quando nos encontramos em locais com pouca rede.
Por outro lado, foi feita uma experiência com ratos, e os resultados foram muito bons. A memória dos ratos expostos à radiação melhorou, possivelmente porque as radiações aumentam a actividade eléctrica dos neurónios. Outra conclusão retirada desta experiência tem a ver com a doença de Alzheimer, conclui-se que a radiação eliminou placas de uma proteína que está normalmente associada a esta doença. Deste modo, podemos dizer que as radiações previnem a doença de Alzheimer.
Temos de ter atenção que esta experiência foi feita em ratos, e nada nos garante que aconteça o mesmo nos humanos. Por isso, eu penso que devemos ter sempre algum cuidado quando comunicamos através dos telemóveis.
Resumidamente, não há garantias que o uso dos telemóveis beneficie ou prejudique a saúde, e como mais vale prevenir do que remediar, devemos ter em atenção alguns conselhos:
- Menores de 12 não devem utilizar telemóveis.
- Não se deve prolongar muito nas conversas.
- Deve afastar o máximo que puder o telemóvel do ouvido para evitar ao máximo as radiações.
Paulo Dias