Tecnologias num Hospital

06-06-2011 13:05

 

Hoje em dia, os hospitais estão equipados com as mais recentes tecnologias que auxiliam os funcionários, obtendo um melhor nível de eficiência e desempenho de modo a garantir um maior conforto aos pacientes.

Num hospital estão presentes diversos tipos de tecnologias com as mais variadas funções. Podemos começar com a rede informática que cobre todo o hospital, esta é uma rede que liga todos os serviços dentro do hospital e que facilita muito a comunicação e o acesso a informações dos pacientes. Por exemplo, um médico precisa que um paciente faça um exame de raios x, posteriormente à realização do exame, a radiografia está imediatamente disponível digitalmente, deste modo, poupa-se tempo e dinheiro com as radiografias, tornando o serviço muito mais eficiente.

Na área da Patologia Clínica (diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos) é extremamente importante a evolução tecnológica. Este tipo de aparelhos (de análises) são capazes de em poucos minutos fornecer informações detalhadas sobre o material analisado.

 

 

 

A Imagiologia (diagnóstico por imagem) é fruto dos grandes avanços tecnológicos também. É nesta área que se engloba a radiologia, a ecografia, a tomografia axial computorizada (TAC), a ressonância magnética (RM), etc…

Outro ponto de interesse tecnológico é o Bloco Operatório, todo ele equipado com tecnologia de ponta, utilizada para as técnicas de anestesia geral e reanimação, entre outras. Os cuidados intensivos (apenas nos principais hospitais) estão também, naturalmente, equipados com a mais alta tecnologia pois as situações assim o exigem.

Como podemos ver, os avanços tecnológicos foram fundamentais para a Medicina, e isso é perfeitamente visível num hospital. Estas proporcionam-nos melhores cuidados de saúde, melhorando assim a qualidade de vida, o que consequentemente aumenta também a esperança média de vida.