O aparecimento do Youtube!

21-03-2011 12:58
 

O YouTube é um site que permite que os seus utilizadores compartilhem vídeos digitais, utilizando o formato Flash Player para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado – dados de 2006) devido à capacidade de acolher quaisquer vídeos. O conteúdo encontrado no YouTube (filmes, videoclips, gravações caseiras, etc) pode ser colocado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo site (através de códigos HTML que já vem disponível em qualquer vídeo).

 A história do YouTube veio de uma garagem de São Francisco (Califórnia, Estados Unidos), em meados de Fevereiro de 2005, onde os funcionários de uma empresa de tecnologia, Jawed Karim, Chad Hurley e Steve Chen, iniciaram a criação de um programa de computador para partilhar vídeos com os amigos.  

A ideia da sua criação resultou do inconveniente de compartilhar arquivos de vídeo. Os criadores queriam que de uma forma mais fácil e rápida fosse possível visualizar arquivos online, pois não havia complicações através de e-mail e demorava-se muito tempo para se colocar na internet na altura.

 Antes do lançamento do YouTube em 2005, havia poucos métodos simples disponíveis a utilizadores de computadores que queriam colocar seus vídeos na Internet. Com o seu interface intuitivo, oYouTube tornou possível a qualquer um que utiliza computador a postar na Internet um vídeo para que milhões de pessoas poderiam ver em poucos minutos. A grande variedade de tópicos apresentados pelo YouTube tornou a partilha de vídeo uma das mais importantes partes da cultura da Internet.

A conceituada revista norte-americana Time na sua edição de 13 de Novembro de 2006 elegeu o YouTube a melhor invenção do ano porque, entre outros motivos, conseguiu “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca antes tinha sido vista”.

Por causa do seu conteúdo, o YouTube tem sido alvo de censura em alguns países. Desde o seu lançamento o site foi bloqueado na Austrália, Indonésia, Irão, Paquistão, Síria, Sudão, Tailândia e Tunísia.

Cerca de 20 meses depois, a 9 de Outubro de 2006, a invenção seria comprada pelo Google por 1,65 mil milhões de dólares em acções.

 

 

O famoso site: www.youtube.com