MMORPG's e o seu Impacto!

23-02-2011 13:00

    

    Atinge mais os jovens adolescentes, mas há também adultos que passam horas a fio em frente a um computador, completamente desligados da realidade, esquecendo-se muitas vezes das suas necessidades básicas, como comer e dormir.

    Na China e na Coreia do Sul, já foram realizados funerais virtuais. Estranha ironia, uma vez que os falecidos morreram em consequência de várias horas de jogo sem pausas.

    

    MMORPG é a sigla utilizada para representar Massive Multiplayer Online Role-Playing Game. 

    Estes jogos conseguem ser muito atractivos para as pessoas pois tornam-se numa competição onde aqueles que são mais reconhecidos, prestigiados e admirados pelos restantes, necessitando de imenso tempo para alcançarem esse patamar e daí tornar o jogo tão viciante.

    

    Outros grandes impactos registados por estes jogos têm a ver com o impacto económico demonstrado pelos jogadores ao gastarem grandes quantidades de dinheiro para obter o software, pagar a sua mensalidade (como alguns exigem para se continuar a jogar) e por fim adquirir contas, itens e outras exclusividades especiais para se conseguir ter um maior sucesso dentro do seu jogo. Fazendo com que grandes quantidades de dinheiro vão para as empresas que geram estes programas, para continuarem no aperfeiçoamento do jogo e assim captarem cada vez mais jogadores.

    Existem também muitos casos de pessoas que deixam de estudar ou trabalhar pois acreditam que conseguem utilizar estes jogos como forma de ganhar dinheiro ao venderem itens ou contas especiais. Isto é leva ao extremo quando existem pessoas dispostas a gastar quantidades exorbitantes de dinheiro só para trazerem êxito no seu jogo, algo que não tem nenhuma utilidade para comunidade, pois esta pode precisar dessas pessoas para o seu próprio desenvolvimento.

 

    Para se conseguir obter sucesso é sempre necessário conseguir fazer missões ou cumprir objectivos e adquirir itens, que vão exigir tempo ao jogador para conquistar o melhor registo possível. Acabando por exigir muito pela pessoa, pois ao passar demasiadas horas sem comer ou dormir.

    Em casos extremos pessoas cometem actos ilegais devido á sua dependência desta actividade como casos de assassinato de pessoas só por causa de complicações com o jogo.

 

 

·        Os principais sintomas que indicam o uso exagerado desse tipo de jogo são:

          Preocupação com o jogo;

          Mentir sobre as horas de uso do jogo;

          Desobediência de limites de horário;

          Perda de interesse em outras atividades;

          Afastamento da família e dos amigos;

          Continuar a jogar mesmo cansado ou com fome.

 

Aqui temos uma estimativa da evolução das subscrições em jogos MMORPG's:

 

Exemplo de uma média da distribuição dos jogadores:

 

Um episódio da série southpark que mostra o impacto dos MMORPG's:

https://www.southpark.de/alleEpisoden/1008?lang=en

 António Pintor