A vida sem o telemóvel

19-01-2011 12:16

 

           Já imaginaste a tua vida sem o telemóvel?

           Como é que ias comunicar com os teus amigos e familiares?

           Como será o telemóvel do futuro?

Pois a mim este tema deu-me muito que pensar visto que vivemos na geração em que a maior parte da sociedade têm um ou mais telemóveis no bolso ou na carteira. Quando nos confrontamos na rua, poucas são as pessoas que não estão a falar ao telemóvel ou a enviar mensagens, os famosos sms’s, actividade em que os adolescentes estão viciados. Antigamente, a sociedade desconhecia a palavra “telemóvel”, comunicava-se por carta, telegrama, etc…

As cartas e os telegramas representavam horas e talvez um atraso de vida, agora como a sociedade gosta de ser inovadora, passa a maior parte do tempo ao telemóvel a contar as novidades do dia-a-dia. Enquanto uma carta demora dias a chegar ao destino, uma mensagem demora segundos. Poupa tempo, na verdade. Um telemóvel, hoje em dia, faz praticamente o que um computador faz, por isso é que, para a maior parte das pessoas, é um bem imprescindível nas suas vidas.

Como a sua evolução tecnológica é demasiado rápida, cada vez mais pequenos e com mais funções, daqui a uns anos o telemóvel irá fazer a maior parte das actividades do quotidiano, como por exemplo ligar o ar condicionado, para quando chegar a casa encontrá-la a uma temperatura agradável, abrir o portão da garagem ou até mesmo mudar o canal da TV.

Para muitos adolescentes serve mais para “engatar” do que para comunicar e para outros só serve para namorar e enviar coraçõezinhos, enquanto outros só os utilizam em momentos do género, ligar ao pai para o ir buscar etc...

Em relação ao futuro acho que o telemóvel não desaparecerá tão breve como se pensa, na minha opinião no futuro vai se deixar de usar telemóveis como os conhecemos e vamos começar o utilizar os chamados gadjets do futuro. Em que o aparelho consegue fazer tudo que um telemóvel faz mas também faz o que se faz num computador e o que fazemos no quotidiano.

 

André Reis