TDT-Televisão Digital Terrestre

07-02-2011 12:17

    

   A TDT (televisão digital terrestre) é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre. Que tem por base de funcionamento um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência.

 

    A história da televisão digital inicia-se nos anos 1970, quando a direcção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai juntamente com uma associação de outras cem estações, dão sinal verde aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolverem uma TV de alta definição.

    Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão. A TDT permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), uma vez que disponibiliza um 5º canal nacional e um canal em alta-definição. 

    Os canais disponíveis em território Português, através da TDT, serão apenas aqueles que têm licença do Estado Português para transmissão aberta.

    A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos de programas, serviços avançados de informação e outros serviços interactivos (opção de pausa, retroceder no programa e a própria gravação deste). A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal.

    

    Por decisão da Comissão Europeia, o actual sinal analógico irá ser desligado até 2012, pelo que a partir dessa data apenas o sinal digital (TDT) irá ser transmitido. Em 2011 irão ser definidas 3 zonas piloto onde vão ser desligadas as emissões analógicas, estas áreas foram divulgadas publicamente.

·         Alenquer - 3 de Fevereiro de 2011 - Adiado para 12 de Maio

·         Cacém - 7 de Abril de 2011 - Adiado para 16 de Junho

·         Nazaré - 5 de Maio de 2011- Adiado para 13 de Outubro

A previsão para o fim da TV analógica.

    Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
    A reorientação da sua antena estará dependente da localização dos emissores TDT. Caso o emissor TDT da sua área seja, no futuro, o mesmo que é usado actualmente no sistema analógico, em princípio não será necessário fazer ajustes. Caso contrário será necessário reorientar a sua antena.

Este vídeo é produzido pela revista exame informática que vem explicar o funcinamento da TDT:

 

 

 

António Pintor