Radioactividade – um processo natural reproduzido pelo Homem

28-03-2011 12:40

 

    A emissão de partículas ou energia por núcleos instáveis, pode ser hoje conseguida pelo Homem. Mas a população sempre esteve, e continuará a estar, exposta à radioactividade natural, da qual o radão é um dos exemplos mais importantes.

 
    A radioactividade foi descoberta em 1896, pelo físico francês Henri Becquerel, que verificou acidentalmente que um sal duplo de urânio e potássio emitia radiação invisível, capaz de escurecer uma placa fotográfica.
 
    Esta propriedade de certos elementos consiste na emissão de partículas e/ou energia por parte de um núcleo instável de átomos, ao sofrerem um processo de decaimento. Por norma, os núcleos mais estáveis são aqueles que possuem aproximadamente o mesmo número de neutrões e de protões. No entanto, nos núcleos mais pesados esta linearidade não é assim tão simples, e o que se verifica é que estes núcleos tendem a sofrer processos de decaimento para compensar o excesso de nucleões, produzindo um ou mais núcleos em condições mais estáveis e menos energéticas, pois também é libertada energia. Neste processo são libertadas partículas, que vão constituir a chamada radiação, e que caracterizam um determinado elemento radioactivo.
 

in Sapo Naturlink