Os Perigos do 3D

19-01-2011 13:04

        Ultimamente temos vindo a assistir a uma grande evolução da tecnologia 3D. Desde as primeiras salas de cinema 3D até às televisões 3D que qualquer pessoa pode ter em casa. Por tudo isto, é necessário que as pessoas tenham a consciência que o 3D pode causar sérios danos à saúde.

        Estudos revelam que a exposição à tecnologia pode causar problemas de visão, após 20 minutos a assistir a um filme 3D, a imagem torna-se desconfortável. Quando vemos um filme, são realizados pequenos e frequentes movimentos oculares, pois os objectos na tela aparecem mais próximos ou mais distantes do que estão na realidade. Quando se obedece ao reflexo cerebral e se foca os olhos na imagem, ela fica fora de foco, sendo preciso mudar o acto reflexo, que pode causar desconforto.

 

Como é formada a imagem 3D?

·         O filme exibido em 3D envia informações diferentes para cada olho. Os receptores dos músculos e articulações (sistema proprioceptivo) recebem informações sobre os movimentos que estão sendo recebidos.

·         O sistema vestibular (formado por estruturas situadas no ouvido interno) vai avaliar a direcção do movimento que está a ser projectada na tela: baixo para cima ou esquerda para a direita, por exemplo.

·         A posição que o corpo está a ocupar no espaço é compreendida pela visão.

·         Com todas estas informações (posição do corpo no espaço, direcção do corpo e movimentos que estão a acontecer) o cérebro consegue formar um mapa completo do movimento.

·         O “mapa” é o modo como conseguimos conjugar as imagens em 3D.

·         Como o cérebro precisa de fazer todo este esforço para reunir as informações, a sobrecarga pode trazer desconfortos.

·         Como a imagem chega através dos dois olhos de maneira diferente, o cérebro percebe-a de uma maneira conflituosa.

·         Consequentemente, podem ocorrer alguns problemas como dores de cabeça e fadiga após a visualização do filme. Adicionalmente, podem ser sentidos outro tipo de desconfortos, por uma população que varia entre 5% e 10% das pessoas expostas ao 3D.

 

Quais os riscos?

        As pessoas que se expõem ao 3D podem sofrer alguns destes sintomas: Efeitos de fadiga visual, que inclui irritação nos olhos (por vezes acompanhada de lacriminação), visão dupla, dores de cabeça, sensibilidade e redução da acuidade visual (característica do olho reconhecer dois pontos muito próximos). Podem também sofrer sensações de enjoo, espasmos musculares (contracções involuntárias), perda de consciência, convulsões, cãibras, desorientação e, eventualmente, ataques epilépticos e AVC’s (Acidentes Vasculares Cerebrais).

 

Recomendações:

·         Crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas que sofrem de epilepsia (ou têm familiares que sofrem) estão no grupo de risco e devem ter muito cuidado quando se expõe ao 3D.

·         Crianças até aos 12 anos não se devem expor também pois pode afectar o sono.

·         Pessoas com poucas horas de sono também não devem assistir.

·         Não é recomendável estar mais de 2 horas a ver filmes ou jogar jogos a 3 dimensões.

·         Quando as crianças estão sozinhas a ver filmes ou jogar (3D), deve, frequentemente, verificar se estão bem, sem queixas.

·         Depois de consumir bebidas alcoólicas não se deve expor à tecnologia.

·         Por último, depois de visualizar um filme 3D ou jogar jogos que possuam esta tecnologia, deve olhar para objectos mais próximos e mais distantes para ajustar a visão à realidade.

 

        Em conclusão, não há factos que comprovem que o 3D danifique a visão a longo prazo, mas de qualquer modo, deve-se sempre ter muito cuidado. Há também produtores de filmes a trabalhar com médicos para melhorar a experiência a 3 dimensões. Deve por isso seguir todas as recomendações dadas e caso sinta algum dos sintomas acima descritos, consultar um médico.

 

 

Paulo Dias