Evolução da Cadeira do Dentista

02-03-2011 13:12

    Quando se fala em dentista, a maioria das pessoas ficam assustadas (algumas em pânico até!). Imaginem como era ir ao dentista quando não havia tecnologia nenhuma. Era assustador!

    A cadeira do dentista é um utensílio essencial. Hoje vai ficar a saber um pouco mais sobre a evolução da cadeira do dentista.

    Nos primeiros tratamentos dentários, o “dentista” sentava-se no chão para a realização do tratamento. Não havia anestesia, por isso imaginem como seria tirar um dente! Também não havia luz artificial, por isso os tratamentos eram realizados perto das janelas para captar melhor a luz do dia.

    Os gregos foram os primeiros a criar uma cadeira com fins cirúrgicos, mas foi Pierre Fauchard, médico francês, o primeiro a colocar o paciente numa cadeira com encosto almofadado (1719). Ele foi considerado “o pai da odontologia moderna”, e foi através dele que surgiu a definição de consultório odontológico. Antes disso era o dentista que ia ao encontro do paciente, e não o contrário.

    

A partir daí, as cadeiras foram melhorando ao longo do tempo. Começaram por ser simples, almofadadas apenas no apoio de cabeça e de braços, com a base em ferro e o acento e encosto em madeira (1790).

    Depois, já em 1930, surgiram as cadeiras portáteis, de fácil montagem. Alguns destes modelos possuíam umas cintas que prendiam o paciente no tórax, no abdómen e nas pernas, mas estas apenas serviam para segurança do paciente.

   

 Em 1940 as cadeiras começaram a adoptar um formato mais anatómico e deixaram de ter as cintas. A partir de 1970 apareceram as cadeiras com a estrutura actual, com todos os aparelhos que auxiliam os dentistas nos seus tratamentos. Tal como as actuais, estas seguiam a ergonomia do paciente tornando muito mais cómodo o tratamento para o paciente e para o dentista também, pois tem acesso a diferentes ângulos que facilitam o seu trabalho.

    Portanto, as pessoas deviam pensar um pouco nisto sempre que se queixam do dentista. 

 


- Os mais curiosos podem encontrar neste site algumas histórias de tratamentos dentários um pouco assustadores (e também muito antigos).

- Um vídeo que ilustra a evolução das cadeiras.

  

Paulo Dias