A Revolução dos tablets!

19-01-2011 13:22

 

    No último ano foi bem sentido o enorme impacto que os tablets têm causado no mercado das tecnologias, sejam eles os iPad fabricados pela Apple ou os Galaxy Tab da Samsung, que funcionam com o sistema operativo Android. Estes gadgets parecem perfeitos para quem gosta de ler a imprensa tradicional e livros e também para quem não dispensa séries de televisão e filmes ou então mesmo para se estar mais próximos das redes sociais.

 

O que é um tablet?

    Um tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos e programas de utilidade pessoal.

 

    Grandes marcas mundialmente conhecidas têm trabalhado para produzir o seu tablet e com o seu próprio sistema operativo. Daí criar-se uma nova categoria no mundo das tecnologias, originando uma nova corrida para alcançar as expectativas e necessidades das pessoas que estarão dispostas a gastar dinheiro neste novo conceito de dispositivo.

                Inicialmente, sendo uma nova tecnologia observou-se no lançamento do primeiro exemplar (pela mão da Apple, ou seja, o Ipad), uma certa surpresa e novidade pois não seria prático e não se enquadrava bem na vida actual. Foi então necessário algum tempo para se acostumarem a esta tecnologia.

                Tendo em conta o preço que pode rondar entre os 400 e os 800€, as pessoas só irão provavelmente comprar pois sentem a necessidade de ter algo novo tecnologicamente avançado nas suas mãos. Daí colocar a questão: Será que a necessidade que as pessoas sentem é suficiente  e justificável para dispender o montante referido?

               Se isso acontecer, então temos a prova de que realmente os tablets influenciam a comunidade. Grandes quantidades de dinheiro serão encaminhadas para as contas das empresas produtoras. Sendo assim estas continuam a produzir cada vez mais tablets e melhorarem-nos cativando mais pessoas a comprar só para se sentirem mais “actualizadas” com o resto da sociedade. Este facto certamente não se observa só com esta nova “moda” pois obviamente verificamos igualmente com quase todas as outras tecnologias desde telemóveis a computadores.

                Será que é uma moda que veio para ficar? Pois qual será o seu impacto a longo prazo?

 

 

Exemplos de tablets:

 

Motorola Xoom

 

Samsung Galaxy Tab

O já conhecido Apple Ipad

 

António Pintor