Apagão da TV começa a 12 de Maio

30-03-2011 12:58

O apagão das emissões da televisão analógica começa a 12 de Maio. Alenquer é o primeiro local do País a receber os canais generalistas exclusivamente através do sinal de Televisão Digital Terrestre (TDT).

Depois de terem inaugurado as transmissões televisivas em Portugal, as emissões hertzianas em sinal analógico vão ser gradualmente substituídas por outras que também se expandem pela atmosfera mas recorrem ao sinal digital.

A Anacom reuniu hoje em Alenquer jornalistas e especialistas no assunto para dar a conhecer mais detalhes sobre o plano de switch off que tornará o sinal digital o único que é possível captar pelas múltiplas antenas de TV que ainda hoje se encontram em milhares de telhados de casas portuguesas.

switch off só fica terminar em 2012: o litoral do País deverá concluir a migração para a TDT em Janeiro; em Março, será a vez de as ilhas fazerem o switch off; o interior do território continental deverá proceder ao capítulo final da das transmissões de TV por via hertziana e em sinal analógico em Abril do próximo ano.

Com este plano, Portugal cumpre a directiva europeia que determinava o switch off para 2012. O fim das emissões analógicas liberta as frequências dos 800 MHz para uso de outros serviços de telecomunicações por via hertziana - em especial das redes de telemóveis de quarta geração (4G), cujas licenças de exploração estão actualmente em consulta pública. De acordo com o Expresso, a atribuição destas licenças deverá ocorrer em Junho, através de um leilão que pretende fomentar a concorrência entre operadores.  

As transmissões em TDT são asseguradas pela PT, que também ganhou o concurso para a transmissão de canais pagos, mas acabou por desistir deste negócio alegando desactualização da tecnologia para concorrer com os serviços de cabo e ADSL.   

Face à TV analógica, a TDT tem como principais atractivos a qualidade de som e imagem e ainda um guia electrónico de programação.

No dia 16 de Junho será a vez de se proceder ao switch off no Cacém (Sintra). Segue-se a 13 de Outubro o fim das transmissões analógicas na Nazaré.

Apesar do fecho do sinal analógico só ter lugar em 2012, já é possível aceder em todo o território nacional às emissões de TDT dos canais em sinal aberto e gratuito (os generalistas acrescidos de canais regionais nos Açores e na Madeira).

Os utilizadores que pretendam aceder às transmissões de TDT deverão certificar-se que os televisores operam com a norma MPEG4. Quem não tiver um televisor compatível com MPEG4 poderá optar pela compra de um descodificador, que deverá ser conectado à antena (e também ao próprio televisor).  Há ainda uma segunda alternativa, que é mais onerosa e que pode passar pela compra de um novo televisor.

 

in Exame Informática